Perguntas Frequentes

O que é BI?
BI é a abreviatura do termo em inglês Business Intelligence que define um tipo de software ou plataforma tecnológica dedicada a extrair significado e fazer inferências que sejam úteis para a tomada de decisão de pessoas e empresas a partir da análise de dados disponíveis em forma e conteúdo variados, independente do seu volume e de como são armazenados e gerenciados. Nesse sentido, as aplicações de BI possibilitam análises baseadas em dados provenientes não apenas das transações de negócio que se realizam como parte das operações diárias das empresas e instituições de governo, mas também de dados direta ou indiretamente relacionados a essas organizações disponíveis em bancos de dados mantidos e atualizados por terceiros, incluindo redes sociais e portais da administração pública. 


Como minha empresa pode se beneficiar de soluções de BI da Conjecto? 
As soluções de BI podem beneficiar instituições públicas e privadas na tomada de decisão em todos os níveis dessas organizações. Por meio dessas soluções, os usuários podem facilmente responder questões relevantes para o negócio, não apenas para (1) descrever fatos passados (e.g., evolução da margem de venda por filial ou representante), mas também para (2) realizar diagnósticos sobre cenários ou situações que tenham algum destaque positivo ou negativo na institução (e.g., por que a margem de venda de uma determinada filial têm se reduzido sistematicamente nos últimos meses), (3) prever indicadores ou eventos futuros baseados nos dados de transações passadas (e.g., queda ou subida da margem para todas as unidades acima de limites pré-definidos), e (4) prescrever o que deve ser feito em cenários futuros a partir de modelos de análise preditiva (e.g., aumento no preço de venda de itens selecionados do portfólio da empresa).
 

Quais as principais diferenças da abordagem tradicional de BI e a abordagem mais moderna e atual utilizada pela Conjecto? 
A abordagem tradicional de BI é baseada em referências e limitações tecnológicas que foram ou têm sido superadas consistentemente por soluções inovadoras que dão maior poder aos analistas e executivos de negócio. Um avanço significativo no sentido de prover maior autonomia e poder de análise para os usuários são os produtos de análise visual de dados desenvolvidos pela empresa americana Tableau Software, representados no Brasil pela Conjecto. A facilidade de uso na construção de modelos de análise permitem ao analista ou executivo de qualquer área de negócio explorar diretamente e de forma interativa os seus dados para responder as perguntas diretamente relacionadas à gestão de suas empresas. Dessa forma, essa abordagem proposta pela Conjecto elimina definitivamente a ideia obsoleta de que a solução de BI é apenas mais um recurso de uso exclusivo da área de TI para acelerar o desenvolvimento de consultas ou relatórios solicitados pelos usuários. Ao contrário, as áreas de negócio exercem um papel central não apenas na definição de seus requerimentos, mas também e fundamentalmente na implementação e uso das soluções de BI que vão utilizar em seus projetos e atividades de análise para apoio à decisão.
 

Projetos de BI estão restritos a grandes empresas ou podem ser aplicados a pequenas e médias organizações? 
Todas as empresas, independente do tamanho ou do segmento em que atuam, precisam tomar decisões diariamente relacionadas à definição ou implementação de sua estratégia e seus processos de negócio. Devido a uma série de fatores, incluindo restrições impostas pela base tecnológica utilizada, escassez de consultorias especializadas e profissionais qualificados, e falta de conhecimento das alternativas de mercado, muitas companhias acabaram investindo valores elevados na implementação de soluções de BI que, frequentemente, não atenderam as expectativas das organizações em relação a desempenho, flexibilidade, e facilidade de uso dessas soluções. Esse cenário acabou passando uma ideia equivocada para muitos que soluções de BI são caras e são viáveis apenas para grandes empresas. Em relação a preço e escopo de projetos de BI, é importante também lembrar que as plataformas nas quais estão baseados esses projetos são variados e podem envolver desde soluções simples de análise visual de dados até sistemas sofisticados de análise preditiva, com requisitos diferentes de recursos financeiros e humanos para sua implementação. Nesse sentido, as soluções BI da Conjecto possuem alto grau de escalabilidade e podem atender com eficácia instituições públicas e privadas, independente do porte ou área de atuação.
 

Quais as fontes de dados que podem ser utilizadas nas soluções de BI da Conjecto? 
As soluções de BI da Conjecto podem ser utilizadas para análise de dados transacionais provenientes de bases heterogêneas, incluindo banco de dados públicos. Alguns de seus produtos facilitam a integração com bases de dados de sistemas de gestão corporativa amplamente utilizados por empresas em diversos segmentos ou áreas de atuação como as soluções que compõem o portfólio das empresas do Grupo Fortes (e.g., AG Financeiro, AC Pessoal, Cargas, Gera3 Loja). A Conjecto também possui soluções específicas de integração para outros produtos transacionais na área de gestão corporativa como SAP.  

Compartilhe